10 lugares em Berlim

teufelsberg

Tenho saudades de Berlim. Há pouco mais de um mês em Londres –onde estou por conta do estágio obrigatório que tenho de fazer por causa do meu mestrado–, sinto falta daquela mistura de caos e calmaria, daqueles ares de cidade pequena, porém cosmopolita. Dos muros grafitados, da cerveja mais barata que água e, principalmente, dos trens e metrôs que circulam 24 horas nos fins de semana.

Aproveitando essa onda nostálgica, decidi fazer uma listinha com meus programas favoritos em Berlim para compartilhar com a ~internet~ e também para já ter algo pronto toda vez que me pedem dicas da cidade. No fim da lista, coloquei um mapa personalizado, mostrando onde cada atracão está localizada (menos a de número 9, que não tem um local fixo).

1) Künstlerhaus Bethanien
Meu lugar favorito da cidade. É uma mistura de centro de ateliês e galerias de arte. Sempre tem exposição –a maioria das vezes, de graça– e também fica lá um dos meus restaurantes favoritos, o 3 Schwestern, que serve o melhor Käse Spätzle (um macarrão com queijo super típico da Alemanha) de Berlim.

Onde fica: Kottbusser Straße 10
Como chegar: U8 – Kottbusser Tor
Site: www.bethanien.de

2) Teufelsberg
Ou “A Montanha do Diabo”. Que, na verdade, não é uma montanha real –foi construída a partir dos escombros deixados pela Segunda Guerra. Durante o tempo em que Berlim ficou dividida, o local serviu como centro de espionagem. Após a queda do muro, Teufelsberg ficou abandonada e foi tomada por grafiteiros. Hoje, é possível fazer visitas guiadas pela precária infraestrutura que mais parece um parque de grafite.

Onde fica: Teufelsseechaussee 10
Como chegar: S-Bahn Grunewald
Site: www.berliner-teufelsberg.com

3) Clärchens Ballhaus
Um restaurante, meio salão de baile dos anos 20. Todos os dias têm aula de dança de salão até umas 20h e depois tem ou banda ou DJ. É muito legal porque reúne gente de todas as idades. A comida é boa e as bebidas são baratas.

Onde fica: Auguststraße 24
Como chegar: U8 – Rosenthaler Platz
Site: www.ballhaus.de

4) Monarch
Um dos meus bares favoritos. Fica em Kreuzberg, numa portinha que quase não dá para notar. Sempre tem shows ou DJs –às vezes é de graça, às vezes paga pra entrar, depende da programação.

Onde fica: Skalitzer Straße 134
Como chegar: U8 – Kottbusser Tor
Site: www.kottimonarch.de

5) Spreepark
O famoso parque abandonado de Berlim Oriental. Barcos em formato de cisne cheios de lodo e uma montanha-russa tão enferrujada que parece ser um convite a uma infecção fazem parte das atrações principais. Tamanha decadência dá ao lugar um certo charme e faz dele, com certeza, um dos passeios mais curiosos que a capital alemã tem para oferecer.

Onde fica: Kiehnwerderallee 1
Como chegar: S-Bahn Plänterwald
Site: www.berliner-spreepark.de

6) Klunkerkranich
Outro bar que vale MUITO A PENA –em Caps Lock mesmo, porque realmente vale a visita. Fica no terraço de um shopping em Neukölln. Super hipster, porém mega legal.

Onde fica: Karl-Marx-Straße 66
Como chegar: U7 – Rathaus Neukölln
Site: www.klunkerkranich.de

7) White Trash Fast Food
Um dos lugares mais incríveis porque toca The Smiths seguido de The Cure. Tem também os melhores hambúrgueres de Berlim –inclusive um de polvo (SIM!).

Onde fica: Am Flutgraben 2
Como chegar: S-Bahn Treptower Park
Site: www.whitetrashfastfood.com

8) Hamburger Bahnhof
O melhor museu de arte moderna e contemporânea da cidade –e um dos mais bacanas da Alemanha inteira, talvez perdendo apenas para o Ludwig, em Colônia. Vale muito muito muito a pena –tem desde Warhol até várias obras do Beuys.

Onde fica: Invalidenstraße 50-51
Como chegar: U6 – Naturkundemuseum
Site: www.hamburgerbahnhof.de

9) Russendisko
Uma festa soviética que acontece de vez em quando, em lugares alternados –antes costumava ser apenas no Kaffee Burger, aos sábados, mas agora mudou. Vale pela experiência sociológica.

Site: www.russendisko.de

10) Rosenthaler Straße 39
Outro dos meus lugares do coração. As paredes são todas grafitadas, tem bares, cafés, museus e um cineminha. No primeiro andar da galeria que se esconde no fundo do pátio está minha loja favorita de quadrinhos, onde é possível achar desde as graphic novels mais recentes até fanzines e outras publicações independentes.

Como chegar: S-Bahn Hackescher Markt

One Reply to “10 lugares em Berlim”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s