Foi durante os anos que fiquei no Estadão que desenvolvi uma paixão por infográficos. Incentivada pela Beth, editora de infografia do jornal, fui aprendendo como contar uma história usando dados que não só deixariam a página impressa mais bonita, mas também complementariam o texto e chamariam a atenção para a reportagem.
Desde então, tento sempre ficar atenta a novidades ou ferramentas que podem auxiliar esse duro trabalho chamado ~jornalismo~. E foi assim que eu encontrei o StoryMap –uma plataforma digital criada pelo Knight Lab, da Northwestern University, nos EUA.
Conheci a ferramenta por meio de uma matéria do Journalism.co.uk, um site bem bacana que vale a pena ficar de olho.
Enfim, o StoryMap é uma plataforma que combina mapas, arquivos multimídia e interatividade para contar uma história.
Resolvi testar e fazer um para postar aqui no blog. Como estou obcecada e morrendo de medo ao mesmo tempo, escolhi o ebola como tema.
Peguei como base uma cronologia publicada pela Reuters, que cobre o período de março a setembro deste ano. Deixei sem fotos porque, né, não tenho verba para pagar pelo uso das imagens. Mas, enfim, o proposito é apresentar a ferramenta :)
Eu juro que tentei embedar o mapa aqui, mas por algum motivo que me falta a explicação, o WordPress não permite –talvez seja por conta de a ferramenta ainda estar disponível apenas em versão beta ou talvez seja a minha ignorância plena em programação… Well, who knows?!
De qualquer maneira, é só clicar na imagem para ser direcionado ao mapa: