Em setembro de 2014 eu mudei temporariamente para Londres para fazer um estágio exigido pelo meu mestrado. Na época eu ainda estava tão apaixonada por Berlim que os três meses em Londres pareciam uma eternidade. Tomada por uma nostalgia prematura, eu escrevi aqui sobre meus lugares favoritos na capital alemã.
Anos passaram, a vida mudou e cá estou eu em Londres de novo. Dessa vez, sem data certa para ir embora. Nos quase dois anos por aqui –e também nas muitas visitas que fiz ao longo da vida–, juntei alguns lugares que fazem o coração bater mais forte.
Nessa pequena lista tenho desde os lugares mais batidos e turistas até alguns achados desconhecidos pelos próprios britânicos. Espero que seja de algum uso para alguém :)
1) London Tower Bridge
Um caso de amor à primeira vista. Quando visitei Londres pela primeira vez, aos 16 anos, foi a primeira coisa que vi da janelinha do avião e acho que foi um momento definitivo para a minha relação com a cidade. Não me canso de olhar pra ela, sempre tão linda. É o lugar que sempre visito quando o coração aperta de saudades do Brasil. Olhar para ela reafirma, como mágica, minha decisão de ter vindo para cá.
2) Tate Modern
Outro ponto batido, mas que visito pelo menos uma vez por mês. Além de ter a entrada grátis para a coleção permanente, o espaço todo tem uma energia muito boa. E desde junho de 2016, quando inauguraram a expansão, tem o melhor observatório da cidade. Sempre recomendo para os amigos que visitam.
3) Brick Lane
Uma das coisas que mais sinto falta de Berlim é aquele aspecto meio sujo, urbano, com muros e paredes grafitados. Uma sujeira colorida, sabe? Em Londres não tem disso, a cidade é toda limpa e eles pintam por cima de grafite sem dó. Brick Lane e toda a região em torno, no leste de Londres, é um respiro. Sempre que ando por ali encontro alguma obra diferente, adesivos, cor. É ali também que fica a Rough Trade East (foto), minha loja favorita de discos. A Brick Lane Books, outra favorita, também vale a visita.
4) Daunt Books
O tema “livrarias” merecia um post inteiro só para ele, mas não é todo mundo que gosta de cheirar livros e alisar capas que nem eu, então vou focar na loja mais bonita de todas.
5) Crystal Palace Dinosaurs
Um passeio, no mínimo, diferente. Fica completamente fora da rota tusrística, bem no sul de Londres. As esculturas foram inauguradas em 1854, cinco anos antes da publicação de “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin. Espere dinossauros deformados e esculturas toscas. Apenas maravilhoso.
6) Gods Own Junkyard
Outro achado, que exige atenção extrema quando procurando uma rota no Google Maps, já que fica meio escondido. Um galpão no noroeste de Londres tomado por sinais de neón. Eu amei.
7) Picture House Central
Meu cinema favorito, com um café delícia e um bar ~ daora ~ que é legal de visitar mesmo quando você não está no clima de ver filme.
8) House of Dreams
Esse é um tanto bizarro, porém incrível. O artista plástico Stephen Wright decidiu fazer da casa dele uma instalação de arte. Algumas partes lembram bastante algumas obras do Arthur Bispo do Rosário (se ele tivesse nascido na Inglaterra e se vestisse como um verdadeiro gentleman inglês). Visitas só com hora marcada e em apenas alguns dias do ano.
9) Alexandra Palace
No norte de Londres, o Ally Pally, como é conhecido pelos ~ locais ~, tem a melhor vista da cidade. Vez ou outra uns festivais de comida e cerveja acontecem por lá e também tem um dos mais concorridos espaços para shows em Londres. Vi o LCD Soundsystem tocar lá no mês passado e tenho ingresso para ver o Liam Gallagher se apresentar em dezembro.
10) Carnaby Street
Londres tem muita loja legal, mas também tem muita gente. As ruas comerciais mais famosas têm aquela vibe 25 de março pré-Carnaval que mal dá para respirar. A Carnaby Street é um pouco mais calma, apesar de ser praticamente entre a Oxford Street e a Regent Street. E tem lojas incríveis, como a Monki, meu amor eterno, amor verdadeiro <3