John Oliver e a reinvenção do jornalismo

jo_lwt

Depois de quase dois anos na Alemanha eu terminei, no final de março, meu mestrado em Estudos Britânicos pela Humboldt-Universität zu Berlin.

O tema da minha dissertação foi a interação entre jornalismo e humor, tendo como foco o trabalho que o comediante britânico John Oliver tem feito em seu espetacular –na minha humilde opinião– programa na HBO, o Last Week Tonight.

Como meu mestrado é em Estudos Britânicos, o ponto de partida foi como o humor inglês auxilia o Oliver no árduo trabalho de noticiar os principais fatos da semana durante os trinta minutos em que ele está no ar aos domingos. O humor permite a ele ultrapassar as barreiras éticas impostas à imprensa? E, se sim, qual é o resultado disso? Estaria o comediante fazendo um trabalho de reportagem melhor do que jornalistas tradicionais?

Essas são algumas das questões que tentei responder nessa tese de mestrado, que recebeu o título de Breaking the news: English humour and new modes of journalism in John Oliver’s ‘Last Week Tonight’.

Para os que têm interesse –e paciência para ler um trabalho acadêmico– sobre o tema, é só clicar aqui para ler minha dissertação completa, em inglês.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s