John Oliver e a dura realidade do jornalismo impresso

“The integrity of news has become harder to protect, particularly in print. Print is still where most original journalism is done but since papers moved online they have struggled financially mainly because news is like porn — people don’t want to pay for it on the internet even though somewhere in a dimly lit room Paul Krugman worked very hard to make it”

–John Oliver

Acho que não é novidade para ninguém que o jornalismo impresso está (infelizmente) agonizando. Quem trabalha na área já cansou de ver profissionais desmotivados por salários lamentavelmente baixos, jornadas de trabalho intermináveis e demissões em massa.

Esse cenário de terror não é exclusivo do Brasil –tem acontecido mundo afora em redações que, desesperadas em busca de um novo modelo de negócios, cortam gastos como um diabético tenta cortar o açúcar do seu dia a dia.

Aí que nos EUA os donos de jornais encontraram uma maneira de tentar sair do buraco, aceitando vender espaço em suas páginas para anunciantes. Até aí, nada de novo. O problema, porém, é que o espaço comercializado não é para anúncios e sim para propagandas disfarçadas de conteúdo noticioso. Mais ou menos como os posts pagos de blogueiras de moda.

O John Oliver falou sobre o tema no programa que ele tem na HBO, o Last Week Tonight, e o resultado foi apenas maravilhoso.

Para quem não está familiarizado com o trabalho do Oliver: ele é um comediante britânico que começou a chamar atenção quando se juntou, em 2006, à equipe do The Daily Show With Jon Stewart –um programa humorístico que, segundo uma pesquisa recente do Brookings Institute, é considerado pelos americanos como uma fonte de informação mais confiável que a emissora MSNBC.

Desde o fim de abril desse ano, ele tem uma programa só seu na HBO e, a cada semana, ele escolhe um tema que, na maioria das vezes, não chamou muita atenção no noticiário e desenvolve de maneira brilhante –um dos meus favoritos é o vídeo no qual ele incentivou internautas do mundo inteiro a enviarem mensagens pela página de contato do Kremlin para o presidente russo, Vladimir Putin, pedindo o resgate de lagartixas enviadas ao espaço. Sim. Ele conseguiu juntar as palavras Putin, lagartixas e espaço na mesma frase e fazer muito sentido.

Vale a pena assinar o canal dele no YouTube. Fica a dica ;)

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s